Membros

Ricardo Coelho:  Gaita-de-foles (Galega, Mirandesa e Transmontana), Flautas, Requinta Galega, Adufe, Pandeireta, Voz

Nascido em 1979, em Vila Nova de Gaia. Iniciou aulas privadas de piano clássico com 11 anos de idade e aos 19 começa com a sua auto-aprendizagem em Gaita-de-foles, tendo sido acompanhado mais tarde pela professora galega, Maria Xosé López Villar.
Participou como gaiteiro e flautista nos grupos “Arrefole” de 2000 a 2005, “Bailebúrdia” 2005 a 2009, “Lúmen” de 2005 a 2007, “Trovas de Amigo” de 2008 a 2009 , “Míscaros” 2008 a 2012 e “Pé na Terra” de 2005 a 2015.
Actualmente, participa nos grupos,“Criatura”, “Karrossel”, “Zingamocho” e recentemente a “Eiró“.
Com 7 álbuns editados entre 2006 e 2015 e inúmeras participações em discos como convidado.
Paralelamente dá aulas de Gaita-de-foles desde 2004, na região norte e centro de Portugal.
Em 2015 entra para Academia de Artes de Chaves como docente no curso de Música Tradicional a lecionar Gaita-de-foles e na Escola de Música tradicional do Larouco.
Fundou e dirige o projecto “Gaiteirus.com”, que tem como propósito o estudo e divulgação da Gaita-de-Foles em Portugal.

Liliana Abreu – Bombo, Triângulo, Adufe e Voz

Liliana Abreu fez a sua primeira incursão no teatro com 14 anos.Tendo trabalhado em várias realidades distintas, facilitou e orientou sessões de Teatro com crianças e jovens, idosos e grupos caracteriais. Depois de um ano de trabalho nos Andes Peruanos regressou a Portugal para desenvolver um projecto de Sustentabilidade através da Arte. A vertente mais marcante do seu trabalho tem sido a arte em contexto de comunidade, quer em contexto urbano, quer em contexto rural. Foi criadora e coordenadora do projecto enRed´Arte.Organizou o primeiro festival de teatro do Concelho de Amarante, de nome ETC(encontro de teatro e comunidade), com cerca de 11 grupos de teatro, todos criados pelo projecto enRedarte, acima referido. Actualmente, dá aulas no Conservatório de Chaves. A Música é um desafio novo na carreira artística, tendo começado a dedicar-se à percussão tradicional desde 2014, essencialmente em formações tradicionais de Gaita, Caixa e Bombo. A relação com a música tem uma profundidade que reside na recolha e no repertório tradicional português, sendo esta a base de aprendizagem, ouvir, integrar e tocar.

Jaime Correia – Gaita-de-foles (Galega, Mirandesa e Transmontana), Flautas, Adufe, Voz

Nascido em 1981 começou por estudar a gaita-de-fole na escola da APEDGF em 2009 com os professores Inês Gonçalves e Vasco Ribeiro Casais, continuando os seus estudos na área com aulas particulares com o professor João Tiago Morais. Frequentou posteriormente diversos workshops com gaiteiros como Daniel Bellón, Anxo Lorenzo e João Tiago Morais. Durante a sua carreira musical ingressa nos grupos Folk/Trad Orquestra de Foles, Shara Nan Khara, Tanira, Xabak, Colectivo Foice e Loba Galharda.
Começou a dar aulas na APEDGF em 2014 e colabora em diversos projectos da Associação Gaita-de-foles.

Tiago Ressureição – Caixa, Timbalão e Voz

Tiago Ressurreição é baterista/percussionista de rock e folk/trad. Deu os primeiros passos na bateria em bandas de covers de outros artistas com base nos ritmos arrojados do rock. Estreia-se em palco com o projecto Aos Bardos em 2004. Mais tarde, numa necessidade de busca de ondas diferentes e menos divulgadas, encontra as raízes pulsantes da música tradicional portuguesa e do folk europeu. É fundador do projecto Ogham Folk Music em 2008, onde trabalhou em parceria com João Ferreira Martins (Andanças, Arredas Folk Fest, Festa do Caldo de Quintandona, entre outros). Daqui, surge um conjunto de temas originais de índole tradicional misturado com influências modernas e inovadoras.
Participou em outros projectos ao longo do caminho, como Mirjam Decker e Filipe Pinto, e integra actualmente os grupos de música tradicional Colectivo Foice e Touriga.

Ricardo Santos – Gaita-de-fole Mirandesa, Galega e Transmontana, Voz, Adufe, Bilha.

É natural de Castelo Branco. Iniciou a sua formação musical em guitarra no Conservatório Regional de Castelo Branco. Foi ainda nesta cidade que estudou viola beiroa com o Mestre Alísio Saraiva. Multi-instrumentista, dedica-se principalmente à gaita de fole, instrumento que começou por estudar em Dezembro de 2004 na Xuventude de Galicia com o professor Gonçalo Marques e, mais tarde, na Associação Portuguesa Para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-foles com os professores Miguel Costa e Vasco Ribeiro Casais. Teve formação na área das palhetas com Henrique Fernandes e Sito Carracedo. Sempre próximo de gaiteiros tradicionais, sobretudo do planalto mirandês, foi professor de gaita de fole na Escola de Música Tradicional da Lérias – Associação Cultural de 2011 a 2016 nos concelhos de Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro. Actualmente é professor de gaita de fole na Escola de Música Tradicional da Associação Cultural e Desportiva de Mindelo. Integra os projectos musicais Velha Gaiteira, Trasga, Gambuzinos, Bizarma e Zaragaitas.

Ana Pereira – Gaita-de-fole Mirandesa, Galega e Transmontana, Voz, Adufe, Conchas.

Ana Pereira nasceu em 1983 em Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais em órgão aos 8 anos e em 2003 começou as aulas de Gaita-de-fole no grupo “Bardoada” com o professor Paulo Marinho (Sétima Legião, Gaiteiros de Lisboa). Em 2007 termina a licenciatura em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Politécnico de Setúbal e no mesmo ano muda-se para Vigo (Galiza) onde se especializa como Instrumentista em Violino Folk e Mestre em Gaita, pela Escola Municipal de Música Tradicional e Folk de Vigo, E-trad.
Foi Directora Musical da banda de gaitas “Orquestra de Foles” e Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles.
Integrou e colaborou com diversos grupos de música tradicional em Portugal e na Galiza e tem, ao longo dos últimos anos, sido convidado como gaiteira solista por diversas bandas filarmónicas e orquestras (Portugal e Espanha).
Actualmente colabora como gaiteira nos grupos “Trabucos” e “Sondeseu” e integra os grupos “Antromilho”, “MocissoX” e o colectivo “Foice”.
Colabora também com o Círio dos Olhos de Água, onde desenvolve um trabalho de preservação das tradições regionais ligadas à Gaita-de-Fole em toda a península de Setúbal.
Paralelamente dá aulas de Gaita-de-Fole no Colégio Maria Pia (Lisboa) e no grupo “Bardoada” (Pinhal Novo) e é Presidente da “Mafagafa – Associação para a Promoção Cultural”

Daniela Castro –  Voz, Adufe, Conchas.

Daniela Leite Castro trabalha profissionalmente com a Música nas componentes performativa, criativa e pedagógica. Enquanto performer, cruza linguagens da Música, da Dança e do Teatro, procurando a expressão e a comunicação através da transversalidade. Pertence ao NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, faz parte das Cantadeiras do NEFUP e do Colectivo Foice.

Scroll UpScroll Up